terça-feira, 12 de maio de 2009

A INTERNET na Vida dos Jovens...

Por vezes, os jovens falam em "chats" da INTERNET na mais pura atitude de conhecer novas pessoas, emoções e sentimentos não evitando os perigos que estas atitudes suscitam.

Falam com desconhecidos, mal intencionados, dotados de maus princípios e valores e com "gestos" de imensa maldade nas suas condutas na vida. Fazem-se passar por figuras repletas de Cidadania e civismo que são inexistentes neles.

Depois, de muito conversarem, pedem aos jovens injénuos e puros na sua forma de serem, fotografias, contactos telefónicos, moradas, fazendo-se passar por amigos que o não são.

No fim de tudo "isto", acabam marcando encontros nas moradias destes ou fora delas.
Assim, conseguem roubos, agressões e violências de forma cuel e injusta, podendo mesmo terminar com a vida dos sonhos de pureza e inocência destes jovens indefesos e que não conseguem defender-se.

Existem muitos casos semelhantes como o que acabamos de narrar, revelando-se este, como alerta e sensibilização para um maior cuidado que devemos ter no uso da INTERNET, para nos precavermos contra estas situações graves, salvaguardando a nossa vida, os abusos de todos os géneros e, o cuidado e atenção, em não mencionar nenhuns dados pessoais sobre a nossa existência, a nossa privacidade que são valiosíssimas e, se encontram em formação plena do nosso carácter aberto ao bem e que está a dar os primeiros passos no mundo em que vivemos e, que ansiamos, seja justo, íntegro, exemplar e de boa Cidadania.

Os pais e todos os Educadores têm um papel muito importante em seguir de muito perto os jovens, alertando-os para como proceder nestes "sites" de conteúdo duvidoso, informando-os do que pode acontecer nas suas vidas, para tristeza, sofrimento e desencanto em todos, nos aspectos: familiar, social e pessoal, tornando os "danos" causados, irreparáveis, desumanos e brutais.
TOMEMOS TODOS ATENÇÃO, SIM...???


Grupo de Trabalho: Rui Pinto, Sara Botelho, Soraia Martins e Vera Ribeiro, na aula de Área de Projecto - 6ª Ano - Turma G.

2 comentários:

  1. Parabéns.
    Da maior pertinência para os jovens de hoje.

    Abraço a todos...

    O Professor

    pena gil

    ResponderEliminar
  2. às vezes estes não são mais que desabafos que alguém ouve e que faz com que se sintam especiais, criando uma "empatia"...
    muitas vezes é contra esta supervisão dos pais e educadores que surgem estes desabafos, porque começam a manifestar-se contra a "liberdade" almejada... não é fácil nenhum dos papéis, porque é fácil demais cair no erro e julgar...

    pertinente como sempre...

    um beijo doce *

    ResponderEliminar